Débora: “Não sei como curar uma tristeza que sempre se faz presente em minha vida, uma insatisfação, como uma depressão! Sempre peço ajuda a Deus, mas não sei o que acontece essa tristeza não vai embora!”
Olá Débora, tenho encontrado muitas pessoas tristes, confusas, amarradas ao passado através de cordas de sentimentos aparentemente crônicos. Eu fico ouvindo os casos e perguntando a Deus o que realmente está por detrás de tudo isso. Sabemos que todo sentimento tem sua origem em pensamentos adquiridos por meio de situações da vida – eles podem ser bons ou muito ruins. O nosso grande problema é que abrimos o nosso coração para que mentiras passem a residir nele. Daí acabamos afetados e passamos a sofrer. O que Deus deseja fazer é substituir as mentiras pelas verdades e nos tornar felizes.
Vamos então às 3Dicas:
1.Entenda que pensamentos geram sentimentos e sentimentos geram ações. Deus não deseja investir nos sentimentos e sim nos pensamentos. É por isso que Jesus disse: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8:32). Sendo assim, Deus, claramente, quer atuar diretamente no foco infeccioso do pensamento para tratar da origem e não das consequências.
2.O grande recurso divino para higienização da mente é a Bíblia. Passe pelo menos uma hora na presença do Senhor a cada dia, em meditação e oração e lentamente sofrerá todas as cirurgias necessárias.
3.Pegue um papel e anote as frases que você mais repete durante o seu dia. Sim, aquelas frases que você utiliza para lamentar, se justificar, criticar e desenvolva uma reflexão à luz da Palavra de Deus. E, depois desse exercício, peça ao Senhor que mude dentro de você estes pensamentos que a fazem deprimir. Esta forma de autoconhecimento não é fácil, mas nos confronta e nos faz pensar na proposta de Deus.
Amiga, lembre-se apenas que os pensamentos podem mudar rapidamente, mas os sentimentos demoram um pouco mais. Então não fique achando que não está funcionando, simplesmente persista porque Deus lhe dará saúde emocional.
Nosso texto: Salmo 42:5
“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”.
Até o próximo programa!
Nenhum comentário:
Postar um comentário